• Christine Salomão

    A jornalista Christine Salomão – sommelière de cerveja – conta suas experiências nas principais cervejarias brasileiras e do mundo. Saiba mais

O estilo Munich Helles foi criado por Gabriel Sedlmayr, em 1894, na Cervejaria Spaten, localizada na cidade de Munique, na Alemanha. O objetivo do mestre cervejeiro bávaro era competir com as cervejas tchecas Pilsner que, naquela época, faziam grande sucesso comercial na Europa.

E esse domínio da Pilsner tirava o sono dos cervejeiros alemães, principalmente os da região da Bavária, que temiam perder a liderança e o reconhecimento na fabricação de cerveja na Europa. E para ganhar vantagem competitiva, o visionário Sedlmayr criou a “clara de Munique”, tradução do nome Munich Helles.

Isso porque o estilo que fazia parte do cotidiano dos alemães nesta época era o Munique Dunkel: uma cerveja de perfil maltado, cor escura (vai do cobre profundo ao marrom), com sabores suaves de caramelo, tostados e nozes. Enquanto a Pilsner se destacava pela cor dourada, aparência límpida e aromas floral, mel e grãos.

Vale destacar que, em 1842, na cidade de Pilsen (República Checa), a Bürger Brauerei contratou o conhecido cervejeiro Josef Groll para produzir a primeira leva de uma cerveja, a maravilhosa Pilsner Urquell, que daria início a um novo estilo. Foi aí que nasceu então a primeira “Pilsen” da história, que passou a ser referência para os cervejeiro de toda a Boêmia.

Mas ao lançar o estilo Munich Helles, a Spaten abriu frente para que outras cervejarias de Munique fizessem a receita, que rapidamente foi sucesso de público nos Biergartens da cidade. Atualmente, o estilo tem forte presença em várias regiões da Alemanha e em eventos cervejeiros, especialmente o Oktoberfest – maior e mais famoso festival de cerveja do planeta.

Estilo Munich Helles: presença marcante nos biergartens

Como se não bastasse a grande quantidade de bares, Munique abriga biergartens maravilhosos – um paraíso para os apaixonados por cervejas especiais. O mais legal é que esses famosos “jardins da cerveja” são frequentados por nativos e não somente por estrangeiros. São locais para os alemães passarem os dias com suas famílias, ouvindo música bávara, degustando excelentes cervejas da região – harmonizadas com comidas típicas.

Abertos ao público (não precisa pagar pra entrar), os biergartens oferecem enormes canecas de vidro, que devem ser devolvidas assim que você deixar o local. Eles cobram um valor simbólico a mais na bebida (cerca de 1 euro) e você recebe uma fichinha. No final do consumo: entregue o copo e a ficha no caixa e pegue seu dinheiro de volta. Nem pense em levar a linda caneca de lembrança: é proibido! Leia a matéria: Munique e seus famosos biergartens.

Augustiner Keller

Quem for para Munique, não deixe de visitar o Augustiner Keller, da Cervejaria Augustiner – um dos mais antigos biergartens da cidade. Afinal, a marca não exporta suas brejas e nem tão pouco faz propaganda. Se quiser beber uma Helles “dos Deuses”, entre outros excelentes rótulos, terá que ir na fonte. Eu amei o local!!!!

O espaço, que comporta 5 mil pessoas sentadas, também abriga um restaurante bem rústico, com ares sinistros. Isso porque a Casa, que mantém a mesma fachada desde 1895, têm vários salões que nos transportam para essa época, sem falar no porão com seus tijolos à vista emoldurando todo o local. Pontos de luz nas laterais e mesões de madeira fazem um convite à degustação.

Leia a matéria: Augustiner Keller: um dos biergartens mais antigos de Munique.

Spaten no Brasil

A Spaten desembarcou no Brasil, em 2021, pelas mãos da Ambev. Fundada em 1397, em Munique, a Cervejaria Spaten é referência na capital mundial da cerveja. Tanto que a abertura do barril da marca abre a celebração do Oktoberfest, que acontece anualmente na cidade.

O interessante é que o nome Spaten significa: pá em alemão e era a ferramenta utilizada para trabalhar com malte na fabricação de cerveja. A chegada da marca ao Brasil é extremamente importante porque uma das formas de disseminar a cultura cervejeira é apresentando ao grande público estilos que são referência no mundo. E a Spaten, além de assinar o estilo Munich Helles, agora pode ser encontrada nos principais supermercados do país. Fica a dica!!!!

Leia também: Sierra Nevada: um clássico do estilo American Pale Ale. Clique aqui.

Siga o Loira Beer no Instagram: @loirabeer

  • Christine Salomão

    A jornalista Christine Salomão – sommelière de cerveja – conta suas experiências nas principais cervejarias brasileiras e do mundo. Saiba mais